segunda-feira, 21 de janeiro de 2008

Sushi de Tinta

Continuando a série passo-a-passo (bom, mais ou menos) da página especial de Sushiman, temos agora o segundo estágio.

Tá, eu admito, este é o terceiro estágio. O segundo seria uma arte à lápis mais bem elaborada, já com marcações de sombra, hachuras, traço mais bem definido. Só que eu me empolguei de mais com a produção e, quando dei por mim, já tinha começado a finalizar com nanquim e resolvi pular a segunda etapa. Não que essas etapas sejam regra, mas eu normalmente as sigo.

Usei para o desenho dos personagens nanquim Trident e pincel, um japonês fino que comprei a um tempo atrás. As hachuras também são feitas no pincel, ele é bem versátil, fazendo traços finos e gorssos. Para as speedlines eu usei caneta técnica descartável mesmo.

Depois de finalizado, eu escaneei o desenho e passei pro Adobe Photoshop, progama que uso para tratar, pintar e aplicar efeitos nos meus desenhos. Infelizmente eu não fui caprichoso o suficiente no trabalho manual para não precisar de nenhum retoque. A tinta acrilica branca que usei para dar alguns efeitos manuais não se comportou como eu queria e tive que usar o P.S. para retocar.

Outra coisa que deu um pouco de trabalho foi a montagem. Como o original é maior que o scanner (mede 31x31 cm) tive que escanear várias partes e montar. É relativamente tranquilo, quando o desenho não gira... Mas tudo deu certo.




O próximo passo será aplicar os efeitos que quero.

Até lá!

0 comentários: