sábado, 20 de dezembro de 2008

Sushi de Natal - Final



Hoje tem o desenho final do cartão de natal do Sushiman.

Como eu utilizei o processo de produção do estúdio onde trabalho, que é completamente digital, o esboço do post anterior foi feito no Bauhaus Mirage, exportado como jpg e importado no Adobe Flash, onde recebeu uma arte final.

O bom do Flash é que ele gera um arquivo vetorial, que pode ser ampliado e reduzido sem distorções. Ele também trabalha com um sistema de objetos que podem ser duplicados. Esses objetos possuem quadros internos que podem ser modificados. Usando esse recurso eu fiz um objeto só para os sushis do saco e mudei o quadro de exibição para que os sabores dos sushis mudassem. Isso torna o arquivo mais leve.

A arte final do flash também é bem interessante. Ela segue a pressão da tablet e se assemelha muito a um trabalho feito em nanquim. Contudo, a estética das cores é bem caracteristica de um trabalho digital, ou mesmo aos desenhos animados, com sombras em tons chapados de contornos definidos.

Este processo é bem eficiente e rápido de produzir. Contudo percebi que funciona melhor em desenhos de traços bem estilizados e simplificados. Trabalhos mais detalhados ainda precisam ser feitos, pelo menos pra mim, em papel e escaneados. O mão sore o desenho é algo que sinto falta no processo de trabalho 100% digital. Contudo, acredito que a prática pode melhorar isso, afinal muita gente faz trabalhos maravilhosos desta maneira.

Mas eu ainda compro uma Cintiq 12WX, hehehehehe (ta ouvindo, Papai Noel??!!)

Gente! Desejo a todos um Feliz Natal, um ótimo Ano Novo, e todo aquele discurso de sempre, mas que é bom relembrar todo ano, porque faz a gente tomar fôlego pra continuar com nossa labuta!

Abraços e beijos!
Maurilio DNA - The Lobsterman

sexta-feira, 19 de dezembro de 2008

Sushi de Natal - Rascunho




Finalmente eu fiz um cartão de natal!!! Depois de anos tentando e não conseguindo por pura falta de organização, eu gastei umas 2 horinhas de folga do estudio e desenhei um cartão pessoal que enviarei para desejar boas festas para meus amigos e familiares.

Esses dois meses que tenho trabalhado no André Pádua Estudio têm sido muito edificantes. Aprendi coisas novas, entrei em contato com um estilo bem diferente do meu, o que acrescentou um pouco ao meu trabalho, e fui apresentado a um processo de trabalho bem organizado e eficiente, completamente digital, que eu usei para fazer este desenho de natal.

Estou postando agora o rascunho, feito na com uma Wacom Graphire 3, usando o software Bauhaus Mirage, de animação e ilustração. É, tá bem definidinho pra um rascunho, mas é um rascunho, heheheh.

No próximo post, colocarei a arte final feita em Adobe Flash!

Abraços a todos!