Estou empolgado com essa história de encadernação!
Recentemente fiz dois cadernos de presente de aniversário para amigos. Em ambos usei cartão Paraná revestido 2mm nas capas, e papel reciclato no miolo. Como colei impressões nas capas, eu revesti os dois com contact translúcido para proteger as impressões. As guardas, dentro das capas, fiz com sulfite 40 mesmo.
Para arrrematar, usei um elástico como fecho. No arremate do elástico, fui a um bazar e pedi para colocarem ilhoses. Ficou bem legal, como podem ver nas fotos.
Eu tenho feito cadernos de rascunhos a muito tempo, desde a faculdade, mas sempre para uso pessoal. Quando descobri que podia encadernar com Wire-O, aquela espiral de metal bonitinha, bem mais legal que as espirais de plástico, passei a presentear amigos e alunos com cadernos que eu desenhava na capa.
Recentemente comecei a vender esses cadernos para alunos, o que facilita muito na hora de levar material para aula, pois eles não têm desculpa de esquecer folhas ou o desenho anterior, e eu posso registrar minhas explicações e exemplos no caderno, centralizando os exercícios da aula.
A técnica foi se aprimorando e eu cheguei a 4 modelos: formato A4 (21 x 219,7 cm) e A5 (14,8 x 21 cm), com capa em cartão Hörlle 2,1 mm, revestida com Kraft 180 g/m, guarda em Sulfite 40. Para o miolo uso sulfite 90 g/m, que é bem legal para nanquim e lápis.
Estou estudando novos miolos. Também aceito encomendas.
Espero que gostem
segunda-feira, 1 de junho de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário