quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Samurai Girl


Este é outro desenho que fiz pra Canson. Um papel mais encorpado, para faer pin ups. Vai muito bem com nanquim, bico de pena e pincel, que eu usei pra esse trabalho, e mesmo com as canetas descartáveis e brush-pens.

Acredito que o papel seja o mesmo do bloco marcado com as medidas de página, só que com uma gramatura menor e mais poroso.

quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Amostras Canson


Este trabalho foi feito numa amostra de papel da Canson. O papel é do bloco de rascunho para mangá, da nova linha de mangá e HQ que fabrica de papéis está lançando no Brasil.

Os papéis são de alta qualidade. A linha consiste em vários blocos, a maioria direcionada paro o público de mangá, mas que pode ser usado por qualquer um que queira um papel muito bom para esboçar, fazer pin-ups, criar personagens ou mesmo desenhar sua página de maneira profissional.

A única desvantagem é o preço levemente salgado, mas vale cada centavo gasto!

O desenho que está aqui foi feito no papel de esboço para mangá, com lapiseira Penel 0,9mm, grafite 2B.

domingo, 29 de novembro de 2009

Saúde!


Ah, mais um tempão sem colocar nada aqui...

Esse desenho é para a exposição da Ânima Academia de Arte. O tema deste semestre era Cotidiano. Pensei em várias coisas, cotidianos imaginários, de pessoas que não existem... Mas nada me agradava...

Então, veio a idéia de que a nossa rotina merece ser quebrada, e é essa ruptura q nos tras prazer, e nos renova para retomar as atividades do dia-a-dia.

Essa é uma homenagem ao nosso Cotidiano, e ao prazer em sair dele por alguns momentos!

Saúde

quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Troféu Abobrinha


Pois é...

Semana passada recebi esse trabalho para fazer: caricatura de um cliente da Z1 Comunicação, junto com dois mascotes. Passaram a foto, as referências dos mascotes... E 4 horas para entregar!

Aceitaram meu orçamento, mas nada é tão bonito. Pediram uma alteração estrutural, algo como refazer parte do desenho, meia hora antes de entregar. Fiz questão de só dar como terminado após os arquivos conferidos.

Ao final do dia, bem depois do término do expediente, tudo correi bem. Cliente satisfeito, trabalho bem feito... Só aquele troféu abobrinha que eu achei meio estranho, mas estou aqui para atender as necessidades do cliente.

E vamos que vamos!

terça-feira, 27 de outubro de 2009

Let There Be Rock!


AC-DC é minha banda favorita, sem sombra e dúvida! Fiquei muito feliz quando eles confirmaram que viriam para o Brasil, a data do show é 27 de novembro próximo. Contudo, quando fui comprar o ingresso... Esgotado.

Tudo bem, eu os assiti a 13 anos atrás, no que foi o melhor Dia das Crianças que já tive, em 12 de outubro de 1996.

Para homenageá-los, fiz este desenho.

Usei como base uma foto, fiz a arte final em nanquim com caneta técnica, bico de pena e pincel japonês. Os efeitos de retícula para dar os meio-tons foram feitos no Mangá Studio, meu programa favorito no momento.

Espero que gostem tanto quanto eu, hehehe!

Abaços

terça-feira, 22 de setembro de 2009

Imersão de estilo - fase 1


Olá!

Estou tentando absorver algumas coisas de um artista que gosto muito: Oh! Great! Sim, esse é o nome dele. Bom, pelo menos o pseudônimo. Ele desenha a série Tenjou Tenge, que está nas bancas pela editora JBC aqui no Brasil.

Nessa primeira etapa, vou copiar alguns desenhos o mais fielmente possível, tanto em anatomia quanto em forma de acabamento. Pra começar, fiz este rosto, do personagem Nagi Souichiro, de Tenjou Tenge, como ele aparece no volume 19, ainda inédito aqui (viva a internet, hehehe).

Conforme for fazendo outros, nas etapas seguintes, postarei aqui.

segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Garota Cartoon cor



Esta é a versão colorida do desenho que postei anteriormente.

Feita no Flash CS3, com cara de desenho animado, eheheheh.

quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Garota Cartoon


Tenho essa amiga que é fã do desenho Ben 10. Eu estava a fim de tentar um traço um pouco mais estilizado e resolvi desenhar ela como se fosse um personagem do desenho.

Gostei desse estilo, é bem rápido de fazer. Acho que vou incorporá-lo ao meu trabalho no futuro...

Gi Final


Bom, seguindo o passo-a-passo do post anterior, este é o desenho final.

O fundo foi feito com pincéis do Photshop, baixados de graça na internet. Fico feliz que pessoas disponibilizem recursos assim na web. Gostaria de poder retribuir à comunidade de artistas que procuram coisa na internet um dia desses...

Espero que gostem!

terça-feira, 8 de setembro de 2009

Gi - passo a passo

Mais uma imagem do projeto em que estou trabalhando. Outra Pin Up de outra personagem.

Neste caso, o processo foi completamente digital. O esboço, a arte final e o sombreado com as retículas foram feitos no Manga Studio. Lembrando que para utilizar o programa de maneira apropriada, é necessário ter uma mesa digitalizadora (tablet), de preferência da Wacom (eu digo que não existe outra além da Wacom...).

Este software emula o processo de trabalho tradicional da produção de um mangá. Todas as ferramentas são réplicas digitais dos materiais usados pelos mangakás (desenhistas de mangá) do Japão nos últimos 50 anos, do lápis e da lapiseira 0,5 às folhas de retícula adesivas, com as quais foram desenvolvidas técnicas que reproduzem cenários de maneira muito realista.

Para o esboço, usei a boa e velha lapiseira (mechanical pencil) 0,5. É possível alterar o diâmetro do traço, e ele reproduz uma textura muito semelhante ao do grafite no papel.

Assim como no Photoshop, o MS trabalha com camadas. A camada do esboço pode ser mostrada em outra cor, no caso o azul. Isso facilita muito pois posso rabiscar bastante. Depois, em outra camada, passo para a próxima etapa: a arte final.

Os materiais de arte final emulam muito bem os de verdade. Temos uma varidade de penas que imitam a variação de espessura do traço que temos com a pena de verdade.

Os nomes, e as características, são muito próximos dos reais, como a pen G, Maru, escolar (conhecida aqui como mosquito) e o pincel (brush). Todas tem parâmetros que podem ser alteradas, fazendo com que o artista possa deixar os materiais do jeito que mais lhe agrada.

Muitos artistas gostam de fazer arte-final digital no Photoshop. Eu mesmo já fiz em programas vetoriais como o Flash, ou mesmo Illustrator. Contudo, as ferramentas do Manga Studio conseguem me impressionar com o resultado. O traço realmente parece ter sido feito nos meios tradicionais.

Outra coisa que facilita muito a nossa vida são as ferramentas de seleção e o balde de tinta. Para cobrir uma área grande de preto, que levaria ou o nanquim não fosse de qualidade, pode ser executado em questão de segundos no programa. E a cobertura fica 100% preta. Perfeita.

Por fim, a maior dificuldade de artistas que se inspiram e tentam seguir o estilo dos mangás fora do Japão, é a utilização das retículas.

Para quem não sabe, elas são originalmente padrões de pontos de várias densidades que reproduzem tons de cinza, impressos em folhas adesivas. Essas folhas são coladas sobre os originais e cortadas nos formatos desejados. Foram desenvolvidas técnicas de raspagem e sobreposição que conseguem reproduzir texturas, sombras e cenários com realismo impressionante. Fora as folhas que vem com padrões de estampa e mesmo cenários PRONTOS (o cúmulo da samangagem!!!).

Lá no Japão, as folhas são um material caro, usado com sabedoria e muito ciúme (dizem q os artistas não dividem as suas retículas com ninguém). Aqui no Brasil, elas foram largamente usadas e fabricadas, mas a Letraset deixou de produzi-las a muito tempo, principalmente depois do advento da informática. Logo, conseguir este material fora do Japão é muito difícil, ainda mais aqui.

Muitos métodos digitais usando Photoshop, Illustrator, etc, foram tentados. Até criaram um plug in do PS para produzi-las, mas os resultados não pareciam satisfazer. Como o Manga Studio tem a proposta de imitar os materiais reais, ele vem carregado de retículas fieis às originais (inclusive as de cenário) e com as ferramentas usadas para fazer efeitos nelas.

Assim como as folhas de retículas verdadeiras, aplicamos uma camada exclusíva de retícula sobre o original. Pode se controlar tanto a linhatura (LPI) quanto a densidade, que vai determinar qual a intensidade do tom de cinza. Também pode-se controlar o ângulo entre os pontos, o que proporciona efeitos interessantes na sobreposição.

Quando se desenha sobre a camada das retículas, o resultado é um traço de retículas no padrão determinado. Pode-se também apaga-las para dar os efeitos de raspagem. Algo semelhante pode ser conseguido usando uma máscara no Photoshop.

A principio parece difícil, mas depois que se aprende a pensar como o programa e entende-se como ele opera, o trabalho fica mais fluente. O importante é lembrar que ele faz o que se faria num original de verdade. Tudo bem que não teremos uma prancha original bonita, mas evitamos o desmatamento...

E temos do CRTL+Z!!!!!

Jef


Olá, pessoal!

Faz tempo que não posto nada aqui, mas isso não significa que não produzi, hehehe.

Eu mudei de casa, para reduzir custos, e estou me dedicando mais a desenhar e menos a dar aulas. Eu amo ensinar desenho, e a experiência me mostrou que amo ensinar APENAS desenho. Contudo, amo mais ainda desenhar, e estou me disciplinando para produzir cada vez mais.

Esse desenho é uma pin up (ilustração de personagem) de um personagem da história que eu e mei amigo (e pupilo) Victor Strang. O que posso adiantar, além do que já postei aqui, é q se trata de uma boa história sobre carros tunados, rachas de ruas e mulheres sensuais.

Este desenho fiz à mão com nanquim em papel Fabriano 4. É um dos melhores papéis pra nanquim que já usei. Depois digitalizei e tratei no Photoshop. Usei o Manga Studio para fazer as graduações de cinza com as retículas e, por fim, usando um pincel baixado da internet, fiz as manchas que compõem o fundo.

Espero que gostem!

quarta-feira, 22 de julho de 2009

Ilustras Apsen

Estas ilustrações foram feitas para a revista da Apsen, que eu diagramei e ilustrei para o Escritório de Comunicação, com quem trabalho. Elas foram usadas em vários lugares na revista, e não estão ligadas a matérias grandes. Muitos chamam essas pequenas imagens de vinhetas. Pra mim, vinheta é entrada de programa de TV após o intervalo, hehehe. Nada pessoal.


O processo foi completamente digital: esboço feito no Photoshop e finalização e cores feitas no Flash.

terça-feira, 21 de julho de 2009

Revista Apsen


Outr trabalho feito para o Escritório de Comunicação.

Diagramei esta revista, que era voltada ao pessoal de vendas da Apsen Farmacêutica. Feita no Indesign, com fundos elaborados no Photoshop e ilustrações desenhadas do Flash, é um material 100% "Adobe made".


Como o material era confidencial, eu removi o texto original e coloquei um Lorem Ipsum, texto genérico em latim usado para layouts em produção gráfica. Bem mais bonito, e culto, que o famoso "NONONO".

É um dos meus trabalhos rescentes favoritos. Espero que gostem também!

Coleção treinamento de mídia


Um dos meus clientes atuais é o Escritório de Comunicação. Indicado por uma amiga, com quem trabalhei a alguns anos, e que trabalhava lá, diagramei uma revista no semestre passado, que logo postarei aqui.

O último trabalho foram as capas para CD de um treinamento de mídia que a Áurea, proprietária da empresa, está vendendo no site. Foi um trabalho bem gostoso de fazer, e ela foi bem exigente nos detalhes e na revisão.

Para divulgar no site, ela me pediu uma ilustração das capas dos CDs em perspectiva. Temostambém a capa de um dos volumes do curso, são 3 volumes, junto com o picture do CD. Completamente feito em Adobe Illustrator. Espero que gostem.

terça-feira, 14 de julho de 2009

Presente de aniversário


Dia 6 deste mês foi aniversário de uma grande amiga, Gisela, propietária e professora da Ânima Academia de Arte, onde dou aula. Como presente, sugeri aos amigos da escola que cada um escolhesse um papel para desenho e comprasse uma ou duas folhas grandes (A2). Destas folhas eu fiz o miolo deste caderno de desenho (sketch book).

Os papéis usados foram Canson Fine Face, para técnicas secas como lápis e pastel seco, Fabriano 4, para tinta nanquim, e Fabraiano 5, para técnicas molhadas, como aquerela e tinta acrílica. A capa foi revestida com corino vinho, a roda celta é de MDF, pintada com tinta acrílica metálica para artesanato. As cantoeiras são de metal e também foram adquiridas em uma casa de materiais para artesanato.

Aceito encomendas para este tipo de trabalho, mas sugiro que consultem os preços e os prazos de entrega, pois a quantidade de páginas e o tipo de papel influenciam bastante no custo.

segunda-feira, 22 de junho de 2009

Un Peu de France


Em comemoração ao Ano da França no Brasil. a ânima Academia de Arte apresenta a exposição Un Peu de France ("Um Pouco da França"), com trabalhos de alunos e professores, que vão tratar de partes importantes da cultura francesa, vista através de olhos brasileiros, uma oportunidade para apresentar as diferentes facetas da cultura daquele país e refletir como ela permeia a atualidade brasileira, seja através da música, da dança, do cinema e até mesmo da culinária.

Bem vindo à França!

Onde: Livraria Cultura (Shopping Iguatemi Campinas)
Quando: de 22/06 a 5/07 - abertura dia 25/06 às 19h
Quanto: Grátis

sexta-feira, 19 de junho de 2009

Marcas



Qual das duas marcas lhe agrada mais, tanto o nome quanto o desenho? Fale ambas em voz alta e sinta qual soa melhor aos seus ouvidos. O significado não importa neste momento.

Deixe seu comentário!

Obrigado

segunda-feira, 1 de junho de 2009

Mais cadernos

Estou empolgado com essa história de encadernação!


Recentemente fiz dois cadernos de presente de aniversário para amigos. Em ambos usei cartão Paraná revestido 2mm nas capas, e papel reciclato no miolo. Como colei impressões nas capas, eu revesti os dois com contact translúcido para proteger as impressões. As guardas, dentro das capas, fiz com sulfite 40 mesmo.


Para arrrematar, usei um elástico como fecho. No arremate do elástico, fui a um bazar e pedi para colocarem ilhoses. Ficou bem legal, como podem ver nas fotos.

Eu tenho feito cadernos de rascunhos a muito tempo, desde a faculdade, mas sempre para uso pessoal. Quando descobri que podia encadernar com Wire-O, aquela espiral de metal bonitinha, bem mais legal que as espirais de plástico, passei a presentear amigos e alunos com cadernos que eu desenhava na capa.


Recentemente comecei a vender esses cadernos para alunos, o que facilita muito na hora de levar material para aula, pois eles não têm desculpa de esquecer folhas ou o desenho anterior, e eu posso registrar minhas explicações e exemplos no caderno, centralizando os exercícios da aula.



A técnica foi se aprimorando e eu cheguei a 4 modelos: formato A4 (21 x 219,7 cm) e A5 (14,8 x 21 cm), com capa em cartão Hörlle 2,1 mm, revestida com Kraft 180 g/m, guarda em Sulfite 40. Para o miolo uso sulfite 90 g/m, que é bem legal para nanquim e lápis.

Estou estudando novos miolos. Também aceito encomendas.

Espero que gostem

segunda-feira, 25 de maio de 2009

Caderno do sapo

Presente de dia das mães. Dei para minha mãe, óbvio!


Costurei o miolo, fiz a capa manualmente. Gostei dos tons que as canetas magicolor, usadas para pintar a capa, tomaram sobre o papel craft. Bem diferentes dos que aparecem sobre papel branco.

Espero que gostem!

segunda-feira, 18 de maio de 2009

Velho trabalho



Essas ilustrações eu fiz no início do ano, para um designer de Bauru. Foi um trabalho bem rápido, executado direto na tablet, com o Photoshop. Sem esboços em papel. Fiz a arte-final e as cores o Flash.

Ainda sinto dificuldade em desenhar na mesa digitalizadora. É dificíl pra mim não ter a imagem se formando sob minha mão. Quem sabe com o tempo...

Ou quando eu comprar uma Cintiq! ehehehe

Espero que gostem!

sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

Passo a passo II

Continuando, depois de algum tempo, o processo de ilustração, coloco agora a segunda etapa do desenho da nave do meu personagem.


Aqui eu defini melhor as sombras e volumes, além das formas e das linhas. Da pra entender bem melhor o desenho e a atmosfera que quero passar.

O próximo passo é a colorização. Não sei bem ainda como pretendo fazer, tenho apenas uma idéia. Conforme for trabalhando, vou tomando as decisões. Como disseram uma vez: "Se o trabalho não está saindo como planejado, mude os planos" Hehehehe.

Até mais!

sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

Passo a passo

É engraçado com algumas coisas inspiram a gente. Eu sou fã de ficção cientifica, adoro uma história de aventura e ação ambientada no espaço sideral. Essas histórias sempre me inspiraram e, desde minha infância, desenhei naves espaciais, alienígenas e batalhas nas estrelas.

O personagem mais antigo q tenho chama-se Martin Maverick. Ele ja foi parecido com vários heróis de filmes e histórias em quadrinhos. Com o tempo ele foi mutando, ganhamo mais amigos, passando por histórias diferentes. Ja o retratei em vários desenhos, tenho até uma pasta cheia de rabiscos, esboços, porjetos e outras coisas a respeito do "universo" de Maverick. Infelizmente, nunca fiz nada mais sério ou profundo.


O desenho que mostro agora, passo a passo, é a nave deste personagem. Um antigo cargueiro que ele adaptou para carregar sua casa nas andanças que faz pelos mundos galáxia a fora. Recentemente assisti um velho desenho, Titan A.E., o que me inspirou a fazer essa ilustração.

Aqui temos um esboço da diagramação geral, ainda com linhas guias, mostrando por cima o que vai compor a imagem. Nas proximas postagens, devo colocar aqui.

Espero que curtam.

domingo, 1 de fevereiro de 2009

Diário de Josephine

Em outubro do ano passado, uma grande amiga, Denise, partiu numa aventura: viajar a América do Sul. Para acompanha-la eu a presentei com um caderno de rascunhos, bem grosso, para servir de diário de viagem.



O caderno, cujas fotos estão abaixo, tem a capa de papel cartão Panamá 2mm, revestida em papel color plus preto, 180g/m2. O desenho foi feito com nanquim em papel layout 90 g/m2. Revesti a capa em contact translucido, que tem uma textura fosca. O miolo é de papel jornal, não lembro a gramatura. Tudo foi encadernado com espiral wire-o numa gráfica rápida perto de casa. As cantoneras foram compradas em uma loja de materiais para artesanato.



Eu costumava dar de presente para algumas pessoas um caderno onde eu apenas desenhava direto no Panamá e passava contact em cima, ficando com uma aparência mais rústica. Mas sou meio preguiçoso, hehehe.

Se quiserem, podem encomendar...

Espero que gostem!

segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

Draw! pt 3 de 3

Última parte do vídeo de Takehiko Inoue.

Aprendamos com o mestre.



Espero q gostem!

domingo, 18 de janeiro de 2009

Draw! pt 2 de 3

Olá!

Segundo vídeo da série Draw! do Takehiko Inoue.

Bem que podiam lançar esse DVD com legendas, que fosse em inglês mesmo...



Espero que curtam!

domingo, 11 de janeiro de 2009

Draw! pt 1 de 3

Continuando minha série de vídeos do Inoue. Em 2007 ele lançou uma série de livros com ilustrações do trabalho dele em Vagabound!

Sumi é um livro com artes em pincel e nanquim, materiais que ele usa para fazer o mangá. Water é um livro com ilustrações em aquqrela e gouache, materiais usados pelo artista para produzir páginas coloridas, capas e ilustrações promocionias.

Para completar, ele lançou um DVD chamado Draw, que mostra partes do processo de trabalho dele, e é um trecho desse DVD, dividido em 3 partes, que meu ex-aluno e amigo Virctor Strang encontrou na net.



É sempre bom assistir um artista de mão cheia produzir um trabalho de qualidade!

Divirtam-se!!

quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

Comercial Slam Dunk!

Continuando meus posts de vídeos, agora um do meu ídolo Takehiko Inoue.

Inoue é um proeminente mangaká, autor do famoso Vagabound!, adaptação do romance que conta a história de Miamoto Musashi, o maior samurai da história do Japão. Antes desse tremendo sucesso, ele produziu um mangá sobre uma das suas maiores paixões: basquete. A série se chama Slam Dunk, que seria o termo para enterrar a cesta.

Sua narrativa fluida e dramática, faz 10 segundos durarem 20 páginas. O realismo e expressividade no seu traço faz com que vivamos os sentimentos dos personagens.

Como a série fez sucesso, a empresa de comséticos Shiseido encomendou um comercial para pordutos masculinos protagonizado com os personagens, qeu ficou assim:



Acredito que o autor tenha usado muita rotoscopoia, processo de animação feito em cima de filmes com pessoas reais, mas o resultado é impressionante e cheio de movimento!

Espero que curtam!

domingo, 4 de janeiro de 2009

Açougueiros Sedentos por Sangue

Interessante o nome, não?

Estou postando este link aqui pois gosto muito desta animação. É um video-clipe de uma banda japonesa de Hardcore chamda Bloodthirts Butchers (o que justifica meu título, heheheh). O Vídeo foi lançado em 2004 (é, faz tempo) e tem a direção de Mitsuyuki Ishibah, com animação de Youko Osada.

Gosto deste vídeo porque é uma animação simples, pouco fluida em alguns pontos, mas com ângulos e estética bem mangá, mas com um estilo de desenho um pouco mais cartum do que a maioria dos mangás que se conhece aqui no Brasil. É possivel identificar a nacionalidade do desenho, mas a discrepância dos esteriótipos faz com que a arte seja única, pelo menos do que conhecemos.



Quem puder, assista este link do site francês Cyber Adventure Tsuka (ou CATsuka). Esta versão está um pouco melhor e com as cores mais bonitas.

Espero que gostem. Até mais!