quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Embalos de sábado a noite

História antiga escrita pelo meu amigo Mario Mancuso, o mesmo autor de Cagueta.

Usei um estilo bem diferente do meu.

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Ben 10


Desenho feito a pedido de uma amiga, para que ela presenteie o filho de outra amiga.

Não me preocupei em seguir o estilo original, apenas segui o modelo para manter as características do personagem, mantendo meu estilo.

O desenho foi feito em nanquim, com pincel e pena, em papel para desenho Canson, da linha Escolar. As retículas das sombras foram aplicadas no Photoshop.

Espero que gostem.

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Belo Vôo...


Antes tarde do que nunca.

Comecei esse desenho no domingo de Dia das Bruxas, como fiz sem pressa, terminei agorinha.

Fui inspirado pelo meu primeiro livro de arte: The Great American Pin Up, da Taschen, comprado nos idos de 1996. Esse "estilo" de ilustração é cheio de artistas fantásticos e suas mulheres maravilhosas.

Fiz o desenho com nanquim sobre papel Canson, os flash brancos foram feitos no Manga Studio, mas as retículas deixei pra fazer no Photoshop, com o qual estou mais acostumado.

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Angulimala

Outra historia antiga, esta em inglês. Em breve, a versão em português.

domingo, 24 de outubro de 2010

Mais Paul


Não consegui vender os posteres a tempo, os ingressos par ao show do McCartney no Morumbi esgotaram. Mas continuo vendendo os posteres do post anterior. Se interessar, entre em contato.

Fiz também mais um retrato, mais "animado". Uma mistura de várias referências. Feito em Nanquim sobre papel Canson Desenho Branco. Retículas no Photoshop.

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Quero ir ao show do Paul McCartney no Brasil


Oi, amigos.


Estou muito a fim de ir no Show do Paul McCartney, que acontecerá dias 21 e 22 de novembro, no estádio do Pacaembu, em São Paulo, Capital. Pra isso, eu preciso de uma verba a mais, e como dependo de freelances, não dá para contar muito com a sorte.


Então, resolvi vender um dos meus desenhos. Serão 20 cópias exclusivas da imagem desde post, impressas em alta resolução no tamanho 98x70cm, no tamanho de um poster.


É um excelente presente para qualquer fã do Paul, de dos Beatles! Se vc tem aquela parede branca na sua sala, em cima do som, sem nada pra pendurar, ACHOU! Se não sabia o q dar de presente pro seu namorado Beatlemaníaco, SEUS PROBLEMAS ACABARAM! E o meu também!! =D


Se souber de alguém q estava procurando por um poster exclusivo desse músico sem igual, avise os amigos, parentes, inimigos e parceiros!


Os interessados devem me mandar uma mensagem particular para eu passar o valor.


Valeu, todo mundo!

Abs

Maurilio DNA (ilustrador e quadrinista)

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

McCartney no Brasil

Em homenagem ao show do ex-Beatle no Brasil, no mês de novembro, fiz esta ilustração!


Desenho original em nanquim, com sombreado em retícula digital no Photoshop.

Espero que gostem!

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Brincando com personagens

Um exercício de criação de personagens. Um à lápis, bem definido. Outro finalizado com caneta técnica e caneta-pincel, depois tratado no Photoshop.

Espero que gostem.


quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Historia velha, prateleira nova

Descobri recentemente o advento do ISSUU, um site que hospeda publicações na internet. Nele você pode publicar seu material, em PDF, diagramado, como se fosse para a gráfica. Ótimo para montar portfólios e bonecos. Também podemos apilcar o link da publicação no site ou blog, como fiz abaixo:


Para testar, publiquei minha minhs história em quadrinhos "Cagueta", que tem desenhos meus e roteiro dos meus amigos Mario Macuso e Alberto Pessoa. Ela foi realmente publicada na revista FRONT Especial #1 - 100 anos da Imigração Japonesa no Brasil, em 2007.

Além do ISSUU ter bastante coisa que os usuários escaneiam e publicam, tem materila novo e muito interessante. Vale a pena conferir.

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Ele sabe fazer Drifit!


Uma visão do Futuro? Talvez...

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Diversão


Uma das melhores coisas que existe é se divertir com seu trabalho. E foi nesse clima de diversão que eu fiz este desenho, só por brincadeira...

É sempre bom andar com um caderno de bolso e uma caneta (no meu caso, uma lapiseira pentel 0.5, uma lapiseira borracha Tombo e uma caneta nanquim descartável 0.2) para aproveitar os momentos de inspiração.

Espero que gostem.

segunda-feira, 19 de julho de 2010

Novas estampas



Esses são desenhos de idéias guardadas para serem utilizadas no momento certo. E o momento veio. Estampas para camisetas, inspiradas na estética Pop Art, e nos mangás, claro.




Retículas feitas no Photoshop.

segunda-feira, 3 de maio de 2010

I am Iron Man!

Oi, pessoal.

Semana passada dei uma pausa de 1 dia no meu trabalho com meu projeto para fazer o trabalho que está participando da exposição de desenhos do Homem de Ferro no Cinema Kinoplex do Shopping Parque Dom Pedro em Campinas, São Paulo.

Como sofro uma influência crônica dos mangás, as histórias em quadrinhos japonesas, procurei fazer um desenho que traduzisseum pouco esse estilo: usei uma pose com perspectiva bem forçada e abusei das linhas de movimento. O resultado foi este esboço simples que fiz no meu caderninho de rascunhos:

Pesquisando na internet, separei algumas referências. Descobri muitas imagens na pose que escolhi. Provavelmente eu lembrava dela inconscientemente por ter assistido o primeiro filme. Também é uma pose largamente desenhada deste personagem, pois é bem dinâmica.

Como rabisco bastante na fase de esboço, preferi limpar mais o traço para definir melhor o desenho, e preencher algumas áreas de preto, para dar peso e profundidade. Também ja defini as luzes que atuariam sobre a figura.


Uma vez bem definido o desenho a lápis, usei pena e nanquim para fazer a arte final. Nas áreas preenchidas de preto, usei pincel, bem mais rápido, hehehehe. O resultado é este que vocês podem ver aqui:
Contudo, faltava definir os tons. A armadura deste emblemático Herói possui tons vermelhos e dourado. Eu poderia escanear este original e colorir no computador. Poderia ainda usar materiais como canetas marcadoras (Markers) ou aquarela, mas esses seriam caminhos já utilizados. Seus resultados seriam bons,com certeza, mas eu sempre prefiro sair do comum e me manter fiel ás minhas raízes "mangáticas". Para tanto, tenho usado padrões de retícula,
largamente utilizados nos mangás para representar meio-tons, uma vez que essas histórias saem, em sua grande maioria, em preto e branco.

A ferramenta que disponho para realizar esta técnica é o software Manga Studio. O Adobe Photoshop também pode ser aplicado, mas o MS foi desenvolvido com base nas técnicas manuais que os artistas usam na produção de mangá, por isso ele "pensa" como um mangaká (artista de mangá). Contudo, esse método me obrigaria a escanear o original e imprimir uma versão reticulada, perdendo o belo papel que me foi cedido para produzir a peça.

Encontrei a solução no fundo da minhas gavetas de materiais: folhas de retícula originais, daquelas adesivas, o mesmo tipo usado pelos mangakás mais ortodoxos.


É um material que adquiri a muito tempo, pelo menos uns 15 anos atrás. Tanto tempo que não me lembro ONDE comprei, mas é bem provável que tenha sido em alguma papelaria no bairro da Liberdade, em São Paulo. Para minha sorte, as graduações das retículas, 50% e 10%, batiam com os tons que precisava, vermelho e dourado.

O uso desta técnica compreende a raspagem, processo em que a retícula é raspada para criar efeitos de luz e reflexos na superfície aplicada. Seja por falta de prática ou de orientação adequada, eu não consegui executar essa técnica. Eu tenho livros que ensinam como fazer, utilizando a ponta de um estilete, mas o resultado não foi o indicado pelo livro. Talvez o material esteja velho e incapaz de receber este processo...

O fato é que eu precisava criar uma solução, então apelei para algo ao meu alcance: tinta branca. Pintei de branco alguns lugares para indicar a luz que incide sobre o metal. Também utilizei a retícula mais clara para criar um efeito de luz no jato que propulciona a armadura do Homem de Ferro.

O resultado final vocês podem ver abaixo. Claro que é muito melhor ver ao vivo, mas da para ter uma idéia. Me agradou muito a reação das pessoas. As retículas são muito conhecidas das pessoas que lêem mangás, ou que tem algum conhecimento sobre o assun
to, mas como o material se tornou muito raro por aqui de uns 20 anos para cá, o assombro ao ver o material "real" é grande.


Eu gosto de provocar nas pessoas, através dos meus desenhos, a sensação de arrebatamento que eu sinto quando vejo um trabalho que gosto. Sei que não é possível agradar a todos, assim como tem trabalhos que não me agradam. Os olhares de admiração ao ver este desenho, por mais q tenham sido de meus amigos, alunos e colegas, pagaram o trabalho que tive para chegar a este resultado.

Sim, deu muito trabalho, principalmente colar e recortar as retículas adesivas. Mas a apreciação foi proporcional!

Obrigado a todos!

segunda-feira, 12 de abril de 2010

Aquecimento 11 de abril


Outro desenho de aquecimento. Os refelxos brancos foram feitos com nanquim branco sobre o nanquim preto tradicional.

segunda-feira, 5 de abril de 2010

Aquecimento 04 de abril


Outro desenho de aquecimento.

Aquecimento 03 de abril




Recentemente descobri como é gotoso, e muito útil, aquecer a mão antes de começar a trabalhar.

Quando desenhamos, e isso acontece naturalmente, achamos que a coisa simplesmente sai, sem muito esforço (as pessoas que não desenham acham isso com mais frequência...). Na hora da inspiração, isso é mais do que natural. Contudo, como este trabalho requer 10% de inspiração e 90% de TRANSPIRAÇÃO, acaba sendo como, por exemplo, uma atividade física (se formos traçar paralelos, tem muito mais a ver com atividades físicas do que aparenta...).

Este desenho fiz para aquecer. É um quadro do mangá Tenjou Tenge, de Oh! Great, que sai pela JBC editora aqui no Brasil. Eu poderia aquecer com um desenho meu, é bem verdade, mas como quero fazer algo no estilo dele, aproveito o aquecimento para absorver alguns aspectos da arte desse quadrinista fantástico.

Feito à lápis e finalizado com pena e nanquim.

domingo, 4 de abril de 2010

Descobrindo o material


Oi, pessoal!

Minha técnica de desenho predileta é o Nanquim. Aprendi a amar pena e pincel, admiro artistas que domina a técnica, como o japonês Takehiko Inoue, autor de Vagabound! (vocês podem encontrar vídeos dele no youtube), ou Katsuhiro Otomo, autor de AKIRA. Existem muitos outros mestres, vale a pena pesquisar.

Eu sempre compro e experimento materiais novos, procurando qual se adapta melhor ao meu trabalho, quem me faz render mais, que deixa meu traço mais bonito. Esse post é um exemplo do que se fazer com as opções.

Peguei 4 das penas q tenho e testei aleatoriamente. Escrevi o nome de cada uma delas pra saber qual é e rabisquei... Gostei mais da Mala 12 e da Hiro 700. Aquela tem um traço mais gorsso, e esta um mais fino. Bem fino. As duas são relativamente macias e fazem uma variação de traço boa.

Quando comprar um material novo, seja por indicação ou por necessidade, ou mesmo por curiosidade, teste-o com carinho. Ele pode revelar boas surpresas!

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

A toda velocidade!


Oi, pessoal!

Andei meio sumido. Desde o ano passado que não posto nada, mas isso tem explicação: estou entregue a um trabalho muito legal: uma historia em quadrinhos. É um projeto de peso, muito trabalhoso, mas que vai trazer resultados muito interessantes.

Como qualquer projeto deste tamanho, o trabalho de pesquisa de imagens, de história, de personagens é muito grande. A fidelidade tem q ser alta, salvo alguns exageros e fantasias que estamos liberados para criar, em função de deixar a história mais interessante, empolgante.

Mas, como o estilo é mais realista, da um grande trabalho. ENORME!

Contudo, o resultado é visivelmente bom, e melhora a cada página.

Nesta atividade não tem jeito: prática leva à perfeição.

Até a próxima!