sábado, 26 de janeiro de 2008

Sushi Frito

Bom, esta é a última etapa da produção da "página quadrada" do Sushiman.


Eu usei um programa chamado Mangá Studio EX 3.0. É um programa relativamente novo, feito para produzir quadrinhos, especialmente no estilo japonês. Possuindo uma interface parecida com a do Adobe Photoshop, ele oferece as ferramentas para dar o mesmo acabamento que os mangás têm.

Retículas de vários padrões, speedlines, cenários, balões de vários tipos e várias mamatas para quem não sabe desenhar direito. Claro que são apenas muletas e quem consegue fazer "na raça" acaba usando a ferramenta melhor e se destaca. Definitivamente, esse programa facilita a vida. O único ponto negativo foi a acentuação, que o software não aceita, mesmo que a fonte possua os caracteres acentuados.

Voltando ao trabalho, procurei colocar nessa página várias características dos mangás e, como ele é o uma expressão da cultura japonesa, elementos desta também: explosões nucleares, persongens giga-poderosos, mocinhas bonitas, speedlines, retículas e, é claro, SUSHI! Acho apenas que deveria ter feito a moça em roupas de colegial, ou talvez adicionado um robô gigante, grandes clichês do gênero... Mas o espaço é pouco.


Gostei de ter feito essa página pois teve um ritmo bom de produção. Claro que eu estava empolgado, e a inspiração é um "nitro" para a produção, mas foi um bom parâmetro para determinar certos processos de trabalho.

Agora, que venham os mangás!

segunda-feira, 21 de janeiro de 2008

Sushi de Tinta

Continuando a série passo-a-passo (bom, mais ou menos) da página especial de Sushiman, temos agora o segundo estágio.

Tá, eu admito, este é o terceiro estágio. O segundo seria uma arte à lápis mais bem elaborada, já com marcações de sombra, hachuras, traço mais bem definido. Só que eu me empolguei de mais com a produção e, quando dei por mim, já tinha começado a finalizar com nanquim e resolvi pular a segunda etapa. Não que essas etapas sejam regra, mas eu normalmente as sigo.

Usei para o desenho dos personagens nanquim Trident e pincel, um japonês fino que comprei a um tempo atrás. As hachuras também são feitas no pincel, ele é bem versátil, fazendo traços finos e gorssos. Para as speedlines eu usei caneta técnica descartável mesmo.

Depois de finalizado, eu escaneei o desenho e passei pro Adobe Photoshop, progama que uso para tratar, pintar e aplicar efeitos nos meus desenhos. Infelizmente eu não fui caprichoso o suficiente no trabalho manual para não precisar de nenhum retoque. A tinta acrilica branca que usei para dar alguns efeitos manuais não se comportou como eu queria e tive que usar o P.S. para retocar.

Outra coisa que deu um pouco de trabalho foi a montagem. Como o original é maior que o scanner (mede 31x31 cm) tive que escanear várias partes e montar. É relativamente tranquilo, quando o desenho não gira... Mas tudo deu certo.




O próximo passo será aplicar os efeitos que quero.

Até lá!

sexta-feira, 18 de janeiro de 2008

Rascunho de Sushi

Estou desenvolvendo uma página especial do Shushiman, personagem criado pelo meu aluno Victor Strang, que eu adotei para fazer. Já postei imagens do Sushi Ninja aqui antes, mas quero falar mais sobre o processo de fazê-lo

A proposta é desenhar tudo à mão, desde o esboço até a finalização de onomatopéias e dialogos, bem como os balões. Prometo que, no futuro, colocarei uma sequência de toda a produção da HQ em si, desde o roteiro esboçado pelo Victor até a finalização para net. No caso específico dessa página especial, eu vou finalziar alguns efeitos no PC para ficar com uma cara de materia 100% profissional, o mais próximo que eu conseguir de algo feito no japão.

Pode ser estranho para alguns o desenho um tanto quanto diferente do que se está acostumado a conhcer como mangá. O ocidente conhece apenas uma parte da produção de mangá no japão, aquela que os leitores ocidentais apreciam. Existem mangás hiperrealistas, sem olhos tão grandes, e mangás com traço extremamente bizzaro. Logo, a estética mais conhecida não dita o estilo.

Aqui temos o esboço, já com os dialogos posicionados para avaliar quanto de espaço o texto vai ocupar visualmente e poder avaliar a narrativa. Uma vez que de para sentir que a leitura está fluindo, passo para a próxima etapa: limpreza do desenho.

Até mais!


quarta-feira, 16 de janeiro de 2008

Retomando



Em 2008 resolvi teromar alguns projetos. Um dos meus maiores defeitos é não ir até o fim em meus projetos pessoais. Os trabalhos que entram têm sempre um prazo, exigências e tudo mais. Mas quando você mesmo é seu patrão e cliente, a coisa muda de figura.

Esse trabalho acima é uma ilsutra que fiz pro personagem de meu aluno Victor Strang: Sushiman, o sushi ninja. As histórias dele estarão disponíveis na galeria do personagem.

O link está no meunu de links ao lado!
Boa leitura!